Sistema digestório foi equipado no pátio da escola para interação da turmaNa última quinta-feira, dia 9 de novembro, a turma do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ipiranga apresentou o “Sistema Digestório Lúdico”, projeto realizado através do Programa Saúde na Escola e idealizado pela nutricionista Gabrielle Aragones e contou com a parceria da dentista Guadalupe Cobalchini.

O sistema digestório faz parte do conteúdo visto pela turma , para contribuir com o aprendizado, Gabrielle e Guadalupe realizaram, no mês de setembro, uma palestra sobre o assunto. Após, os alunos foram divididos em cinco grupos, cada um correspondente a um órgão (boca, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso) com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre o assunto.

Em seguida, foi equipado, no pátio do educandário, um túnel representando todos os órgãos do sistema. “Utilizamos a forma lúdica para que os alunos pudessem ver a parte interna dos órgãos de forma divertida e representativa, como por exemplo, no estômago, quando todos puderam provar o suco gástrico que digere os alimentos, representado por suco de abacaxi com limão. Além disso, uma maçã de feltro com velcro foi utilizada para demonstrar como um alimento é digerido, pois a cada parte do sistema digestório uma parte da fruta era retirada para digestão e absorção”, revelam. Os alunos dos maternais da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pequeno Mundo também puderam conhecer o projeto, “visitando” o corpo humano e conhecendo como um alimento é digerido.

Fotos: Divulgação

Legendas nas fotos