Sua área é de 57,25 km², sendo o lado oeste do município delimitado pelo Rio Taquari, por onde chegaram os primeiros imigrantes. Colinas possui como municípios vizinhos Teutônia, Estrela, Roca Sales e Imigrante.

O município possui disponibilidade de rodovias de acesso pela RS 129 com destino a Estrela com confluência com a BR 386, tendo acesso a todo Estado, ligado também a Roca Sales, e pela RST 25 com destino a Imigrante. Existe uma Estação Férrea e um túnel que atravessa a cidade, sobre o qual está localizado o Centro Administrativo.

A atividade econômica mais difundida é a criação de gado leiteiro, suínos, frangos, aves poedeiras e o cultivo de milho e soja.

A população do município é de 2420 (censo do IBGE de 2010), que em sua maioria são de descendência alemã e até hoje conservam os hábitos e costumes de seus pioneiros através de festas, como Kerb e Blumentanzfest (Baile das Flores), danças e comidas típicas, não desprezando o chimarrão e um bom churrasco.

O município possuía quatro escolas municipais, que foram desativadas devido ao reduzido número de alunos, centralizando o ensino numa escola particular, que no ano de 1997 foi municipalizada, passando a se denominar Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga. Além desta, o município possui uma creche, denominada de Escola Municipal de Ensino Infantil Pequeno Mundo, que recebe crianças a partir dos seis meses de idade. Já a Escola Estadual de Ensino Médio de Colinas recebe alunos das classes de Ensino Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental e Ensino Médio, sendo que todos beneficiados com transporte escolar público. Os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental são beneficiados com atendimento odontológico completo.