Bares também fizeram parte do roteiroA equipe da Unidade Básica de Saúde realizou, durante a última semana, visitas de orientação sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O assunto se deve à passagem do Novembro Azul, movimento que busca a conscientização e prevenção da saúde masculina. Fatores de risco, exames, diagnóstico, saúde bucal e atualização da caderneta de vacinação também foram trabalhados.

De segunda a sexta-feira, o roteiro incluiu empresas e, no sábado, dia 25 de novembro, estabelecimentos comerciais do interior de Colinas. O público presente em bares, restaurantes, canchas de bochas, padarias, lancherias e mercados participou da ação. A equipe da blitz esteve formada por médico clínico geral, enfermeira, técnica de enfermagem, dentista e agentes comunitárias de saúde.

WhatsApp Image 2017-11-25 at 16.21.10Saiba mais

Novembro Azul é o nome do movimento internacional que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina. A campanha, mundialmente visa alertar os homens da importância do diagnóstico precoce.

A campanha teve início em 2003, na Austrália, quando alguns amigos tiveram a ideia de deixar o bigode — que, na época, estava fora de moda — crescer com o objetivo de chamar a atenção para a saúde masculina.

Inicialmente, um grupo de 30 homens aceitou a proposta, e assim surgiu a Movember Foundation, uma organização sem fins lucrativos que busca arrecadar fundos para pesquisar e auxiliar o tratamento do câncer de próstata e outras doenças que acometem os homens frequentemente.

WhatsApp Image 2017-11-23 at 19.34.16Conforme os anos foram se passando, a campanha foi conquistando cada vez mais adeptos, até se tornar mundial. Hoje, ela é feita em mais de 20 países.

Durante o mês de novembro, os homens são encorajados a deixar o bigode crescer e as mulheres a participar da campanha vestindo a cor azul, escolhida para representar a ação. Por isso o nome “Novembro Azul” no Brasil.

Fotos: Divulgação