|
Ocorreu na semana passada, dia 24, uma reunião para fazer com que os produtores agrícolas do nosso município passem a fornecer seus produtos para a merenda escolar. O objetivo é incentivar a produção agrícola em Colinas, para que não seja necessária a busca desses produtos em outras cidades.

Assim está aberta uma espécie de licitação denominada Chamada Pública, que nada mais é do que uma relação de agricultores que venderão seus produtos para as escolas. Nesta ocasião foi feito um levantamento dos produtos coloniais que são encontrados e cultivados em nosso município. A partir deste levantamento, foi feita uma lista dos produtos e seus respectivos produtores.
Esses alimentos devem suprir os cerca de 400 alunos das três escolas de Colinas. Esta iniciativa é uma parceria da EMATER com a Prefeitura Municipal de Colinas.
Mauro citou a Feira do Produtor como exemplo, pois nela são comercializados somente produtos sem agrotóxicos. E esse é o objetivo para os alimentos que chegarem às escolas.
Foi posto em discussão o receio de iniciar esse negócio, mas chegaram a um consenso de que precisam tirar essas ideias do papel, e botá-las em prática. Para o recolhimento dos produtos, que são na maioria cultivados no interior, argumentaram sobre organizar grupos e estabelecer rotas de recolhimento.
O evento contou também com a presença da vice-prefeita Marli Stiegmeier, que acredita que se eventualmente não houver o produto, o produtor entra em contato com o comércio local para fornecerem o produto que está em falta naquele momento.
Os produtos que podem ser encontrados em nosso município são os seguintes: abacaxi, abóbora, aipim, alface, alho, banana, batata doce, batata inglesa, bergamota, cebola, cebolinha, cenoura, chuchu, couve, couve-flor, laranja, limão, milho verde, moranga, repolho, tomate.
Fotógrafo: Camila Lutz |