Dia 25 tem homenagem ao Colono e Motorista

 

A Administração Municipal de Colinas, juntamente com o escritório municipal da Emater-RS/Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Conselho Municipal de Agricultura de Colinas (COMCOL) estão programando mais um edição do Dia do Colono e Motorista. O evento ocorre dia 25 de julho.

 

A programação inicia 9h30min com desfile com carroça, automóveis, tratores e caminhões. A saída será em frente ao Ginásio Municipal em direção à Sociedade da Linha Ano Bom Alto. A chegada está prevista para 10h30min. A partir das 11h terá acolhida religiosa e saudações. Os grupos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) se apresentam a partir das 11h30min, seguido de almoço.

 

A segunda parte do dia terá sorteio de prêmios e brindes por meio do Programa Recolhimento Embalagens Vazias de Agrotóxicos e Talão Nota 10, assim como animal musical e danças. O encerramento do evento deve ocorrer às 16h.

 

Saiba mais

 

Comemora-se hoje, em todo o Brasil o Dia do Colono e dia do Motorista. Para centenas de comunidades rurais do Sul do Brasil, o dia 25 de julho sempre se revestiu de significado cordial: é o Dia do Colono, estendendo ainda suas reverências ao motorista. Em outras palavras, ele remete às origens, aos pioneiros, num momento de celebração e de congraçamento por todos aqueles que, ao longo de décadas, plantaram as bases do desenvolvimento e do progresso regional.

 

A definição como Dia do Colono deu-se em 1924, em meio às comemorações do centenário de vinda dos primeiros imigrantes ao Rio Grande do Sul. data A simboliza a chegada da primeira leva de imigrantes à Feitoria Real do Linho Cânhamo, que, posteriormente, constituiria a sede da cidade de São Leopoldo.

 

Na mesma data é celebrado o Dia do Motorista em homenagem ao protetor dos motoristas e dos viajantes: São Cristóvão. Ele viveu provavelmente na Síria e sofreu o martírio no século III. “Cristóvão” significa “Àquele que carrega Cristo” ou “porta-Cristo”. Seu culto remonta ao século V. De acordo com uma lenda, Cristóvão era um gigante com mania de grandezas.

 

No dia 5 de setembro de 1968, foi sancionada pelo então presidente Artur da Costa e Silva a Lei nº 5.496, que Institui oficialmente o “Dia do Colono”, comemorado em 25 de julho de cada ano. Embora não seja considerado feriado, o dia é sempre comemorado com eventos, festa, desfiles, e homenagens ao dia do Colono.

 

*texto de Fecoagro

 

Foto: Paulo Eidelwein/Arquivo

Portais:

                                                         webmail