Vacinação contra a gripe será aberta à toda população quarta-feira

 

Após 50 dias de campanha direcionada para os grupos prioritários, o município de Colinas abre nesta quarta-feira, dia 5 de junho, a vacinação contra a gripe para toda a população. Até a última sexta-feira, dia 31 de maio, 22,83% ainda não estava imunizado. A intenção da Secretaria Municipal da Saúde é atingir 100% até a quarta-feira. A vacina pode ser feita das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia, basta estar munido do Cartão SUS e Carteirinha de Vacinação.

 

A medida, segundo o Ministério da Saúde, é evitar o desperdício das doses – a campanha segue até que elas acabem. Mesmo assim os grupos prioritários continuarão tendo precedência para aplicação na Unidade Básica de Saúde. Os principais alvos são gestantes, mulheres que dão à luz há menos de 45 dias, crianças menores de seis anos, idosos, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da área da saúde, professores e povos indígenas.

 

A escolha do público-alvo é dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). É a forma mais eficaz de evitar a infecção. A vacina protege contra três subtipos de vírus que mais circulam no hemisfério sul, entre eles H1N1, principal responsável pelas mortes no país. 

 

Dados registrados até sexta-feira

 

 

PÚBLICO

VACINADAS APLICADAS

TOTAL PREVISTO

PORCENTAGEM

ATINGIDA

Crianças menores de seis anos

96

118

81,36%

Gestantes

13

20

65%

Trabalhadores da saúde

27

38

71,05%

Idosos

468

612

76,47%

Professores

23

27

85,19%

 

Foto: Angélica Pott

Portais:

                                                         webmail