Show de mágica marca o Dia Internacional da Mulher em Colinas

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, o município de Colinas realizou um momento único para as mulheres da Cidade Jardim. O evento foi promovido pela Administração Municipal, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e ocorreu na última terça-feira, dia 12 de março, junto ao Centro Comunitário Evangélico.

 

Na oportunidade, 78 pessoas assistiram ao espetáculo do Grupo Mr. Alvim Show, de Caxias do Sul, que reuniu números de mágica e encantou os participantes. A dupla de cantores Maikel e Willian animou a festa. A tarde contou ainda com bate-papo entre amigas e um delicioso chá.

 

Saiba mais

 

O Dia Internacional da Mulher é uma celebração de conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países.

 

De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908 (Dia Nacional da Mulher), onde mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país.

 

Vários acontecimentos levaram à criação de um dia especial para as mulheres. Um deles foi o incêndio numa fábrica de camisas em Nova York, ocorrido em 25 de março de 1911, que mataria 146 pessoas, dessas quais 129 mulheres. O número de vítimas se explica pelas péssimas condições de trabalho e porque uma porta estava fechada para impedir a fuga das trabalhadoras. Esse incêndio levou à criação do mito de uma suposta greve que teria ocorrido em 8 de março de 1857, em Nova York, que não aconteceu. A confusão foi causada por jornais alemães e franceses na década de 60.

 

No entanto, o 8 de março teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial (1917). A manifestação, que contou com mais de 90 mil russas, ficou conhecida como "Pão e Paz", sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher no 8 de março, data que somente foi oficializada em 1921. Após este conflito e com as transformações trazidas com a Segunda Revolução Industrial, as fábricas incorporaram as mulheres como mão de obra barata. No entanto, devido às condições insalubres de trabalho, os protestos eram freqüentes.

 

Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, o Dia Internacional da Mulher ainda continua servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.

 

Fotos: Fabrício Fiel

Portais: