Último encontro do Grupo de Gestantes aborda alimentação na gravidez

As atividades de 2018 do Grupo de Gestantes Bem Gestar chegaram ao fim nesta terça-feira, dia 18 de dezembro. O encontro foi realizado no auditório do Posto de Saúde. Na ocasião, as gestantes puderam ouvir a nutricionista Ana Paula Jasper, que falou sobre alimentação na gestação.

“Mães que buscam uma alimentação saudável durante a gravidez têm menor chance de desenvolver pressão alta, diabetes gestacional, parto prematuro, além do processo do parto ser mais seguro tanto para a mamãe quanto para o bebê. Hoje sabemos que a nutrição adequada, especialmente desde a concepção até os dois anos de idade, desempenha um papel decisivo no processo de formação e desenvolvimento cerebral da criança e contribui para o pleno desenvolvimento do indivíduo, oportunizando uma vida mais saudável para essa criança no futuro”, diz.

 

Outra pauta do encontro foi amamentação forma exclusiva até os seis meses de idade e prolongada até os dois anos, processo estimulado por órgãos mundiais de saúde. “O que a mãe consome durante a amamentação também influencia na formação do paladar desta criança e já pode delinear como será a aceitação dos alimentos após os seis meses”, explica Ana Paula.

 

O grupo Bem Gestar também faz parte do Projeto 1000 Dias. Além dos encontros em grupo, as gestantes têm atendimento pré-natal ginecológico e com enfermagem, atendimento odontológico e acompanhamento nutricional individual. Os parceiros também são acompanhados através do pré-natal do parceiro, tendo acesso a testes rápidos de sífilis, HIV e Hepatite, consultas com médico da Estratégia de Saúde da Família, atendimento odontológico e atualização vacinal. As atividades do Grupo de Gestantes Bem Gestar retornam em 2019 com a data a ser divulgada.

 

Foto: Divulgação

Portais:

                                                         webmail