Prevenção ao suicídio: Setembro Amarelo promove roda de conversa

Tendo como frase motivadora “Falar é a melhor solução”, o município de Colinas vivenciou na última quinta-feira, dia 13 de setembro, uma roda de conversa para tratar do tema “Suicídio”. A programação fez parte das atividades do Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção ao suicídio.

 O assunto, antigamente um tabu maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. Por isso, o grupo da Oficina Terapêutica, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ipiranga, servidores da Secretaria Municipal de Saúde e pessoas da comunidade estiveram reunidos na praça em frente à prefeitura, com o intuito de dar visibilidade ao tema.

 Os participantes tiveram a oportunidade de conversar com a jovem Monyque Schmidt, de Venâncio Aires, que relatou sobre os temas bullying, depressão, conflitos familiares e suicídio. A região do Vale do Rio Pardo, encabeçada pelo município de Venâncio Aires, é referência nacional pelos altos índices de suicídio e tentativas de suicídio.

 Em 2014, Monyque teve a iniciativa de tirar a própria vida, contribuindo com estes índices e imaginando assim estar acabando com seus problemas. O que a jovem vivenciou mostrou que estava enganada e seu depoimento reforçou duas teses: suicídio não é solução para os problemas; e quem fala nisso não está apenas querendo chamar atenção. Ao final do encontro o grupo entoou três canções como forma de celebrar a vida.

 Saiba mais

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque internacionalmente o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

 Fotos: Divulgação

Portais: