Atividade com alunos de Colinas discute importância das abelhas sem ferrão

 

Com o objetivo de discutir a importância das abelhas sem ferrão, a Emater/RS-Ascar realizou nesta quarta-feira, dia 15 de maio, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ipiranga, de Colinas, duas palestras para estudantes do sexto ao nono ano. Participaram da atividade cerca de 100 alunos, que conheceram mais sobre o valor das abelhas chamadas de nativas ou melíponas, quais as espécies existentes e qual a sua contribuição para a preservação da natureza e de que forma elas auxiliam no aumento da produção agrícola das mais variadas culturas.

 

Na ocasião, a extensionista da Emater/RS-Ascar Lídia Dhein destacou a preocupação atual de que, pelo excessivo uso de agrotóxicos, de queimadas e de desmatamento, esses seres possam ser extintos. “Por isso é importante a conscientização ambiental já que essas espécies melhoram a polinização das flores e consequentemente a diversidade da flora”, comenta Lídia, lembrando ainda o fato de que o mel de abelhas como Jataí, Mirim, Tubuna e Mandaçaia possui excelente qualidade, com alta carga nutricional.

 

Como parte da atividade, Lídia também demonstrou os tipos de caixas existentes e as formas de fazer a coleta do mel. “A intenção para mais adiante é instalar uma estação experimental de melíponas aqui na escola, para que os estudantes possam acompanhar mais de perto esta atividade, despertando, quem sabe o interesse para ela”, salienta. A ação faz parte de uma série de encontros entre Emater/RS-Ascar e estudantes em que temas, como, importância da horta, construção de composteira e desenvolvimento de um minhocário são trabalhados em sala de aula.

 

“Para os alunos, essa é uma forma de reforçar a importância da preservação do meio ambiente, da sustentabilidade e da conscientização”, reforça a diretora do educandário Rosângela Kirsten. “Em muitos casos os pais dos alunos são agricultores e a nossa intenção é a de estimulá-los para as atividades no meio rural”, completa. Aluna do nono ano Maitê Knop, afirma que a avó possui alguns enxames com abelhas sem ferrão em sua casa, no interior. “Muitas vezes a gente cresce com isso ali do lado, mas sem prestar tanta atenção em sua importância”, avalia. A colega de Maitê, Bruna Röhsig, concorda: “é uma questão de consciência, de saber valorizar o que a natureza nos fornece”.

 

Texto/Fotos: Ass. de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado

Colinas recolhe embalagens de agrotóxicos na próxima semana

Está programado para a próxima terça-feira, dia 21 de maio, o recolhimento de embalagens de agrotóxicos no município de Colinas. A ação ambiental é promovida pela Administração Municipal, através da Secretaria Municipal da Agricultura, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Rurias (STR), escritório municipal da Emater-RS/Ascar, Agro Comercial Klein Ltda e Fundação Pró-Rio Taquari. É necessário que o produtor rural faça a tríplice lavagem nas embalagens. O cronograma passa por oito comunidades do interior e a sede do município entre 8h30min e 16h30min.

 

Leia mais...

Vacinação contra febre aftosa segue até dia 25

A Secretaria Municipal da Agricultura de Colinas está dando sequência na Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2019. A imunização segue até dia 25 de maio e deve ser feita em 4.120 animais. A vacina é obrigatória para todo rebanho bovino. Os produtores devem deixar seus animais presos das 7h às 11h30min e aguardar a chegada do vacinador. Se o vacinador não chegar até as 11h30min os animais podem ser soltos e serão vacinados no dia seguinte.

Leia mais...

PROCESSO DE ESCOLHA DOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR

 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA – do Município de COLINAS, tornam público a abertura das inscrições para o processo de escolha de Conselheiros Tutelares.

As inscrições serão realizadas do dia 16/05/2019 ao dia 31/05/2019, no horário das 08h30 às 11h e das 13h30min às 16h30min.

As inscrições serão realizadas na Prefeitura Municipal de Colinas, no Setor de Pessoal, Rua Olavo Bilac, nº 370, Bairro Centro, COLINAS/RS.

O edital completo com a documentação necessária e ficha de inscrição, pode ser obtido no site da Prefeitura de Colinas através do endereço www.colinasrs.com.br, Legislação, Concursos e Seleções, COMDICA 2019.

CRAS de Colinas participa de capacitação

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Colinas participou na última semana de uma capacitação em Porto Alegre. O curso “Atualização sobre especificidade e interfaces da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ocorreu de 6 a 10 de maio e totalizou 40 horas de aprendizado. O objetivo é capacitar trabalhadores do SUAS de nível superior, inseridos no âmbito da gestão e do provimento dos serviços da proteção social básica, preconizada pela Política Nacional de Assistência Social e garantida pelo SUAS.

 

Leia mais...

O retorno do trem turístico ao Vale do Taquari

Lideranças de entidades, prefeitos, secretários municipais e demais envolvidos de toda a região se reuniram na tarde desta terça-feira, dia 7 de maio, na Câmara Municipal de Vereadores de Colinas. O assunto em pauta foi o retorno do trem turístico ao Vale do Taquari. O objetivo é estreitar ainda mais a ligação os municípios de Muçum, Estrela, Colinas, Guaporé, Roca Sales, Dois Lajeados e Vespasiano Corrêa.

Representando a Cidade Jardim esteve o líder do poder Executivo, Sandro Ranieri Herrmann; e a secretária municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Aline Horst. Esteve também o presidente da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (AMTURVALES).

No encontro foram tratadas questões como a estruturação do projeto que compreende todo o trecho, de Estrela a Guaporé. Ademais, os representantes municipais assumiram a responsabilidade em questões como a roçada em torno dos trilhos. Inicialmente, o objetivo é que pelo período de 10 dias realize-se alguns passeios, de caráter comemorativo, entre Muçum e Guaporé. Cada viagem comportaria cerca de 450 pessoas, podendo ser realizado duas viagens por dia, totalizando 900 pessoas. Ao final, poderão circular pela região até nove mil pessoas. Caso se concretize, a venda de ingressos será programada e divulgada pelos veículos de comunicação.

Para execução definitiva do projeto e a vinda permanente do trem, diversos ajustes ainda deverão ser feitos. Conforme Herrmann, a parceria entre pode público e privado, assim como entidade, servirá para concretizar um sonho antigo da comunidade regional. “Temos muito trabalhar, mas avançamos nos últimos meses. Efetivar o transporte de passageiros é um tanto complexo. Mas, a cada nova reunião, saímos com o sentimento de que o trem turístico no Vale pode ser realidade”, sustenta.

Fotos: Angelica Pott

Projeto 1.000 Dias promove Dia da Família

Iniciado em dezembro de 2018, o Projeto 1.000 Dias – Para Mudas uma Vida Inteira - realiza nesta semana a primeira edição do Dia da Família. O evento ocorre sábado, dia 18 de maio, às 9h, na Academia de Saúde. A ação terá roda de conversa sobre o tema “Disciplina positiva: educando com afeto”; brincadeiras sensoriais de zero a um ano e musicalização de um a dois anos.

Leia mais...

Sexta e sábado tem distribuição de agasalho no CRAS

O frio está chegando e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Colinas organiza para esta sexta-feira, dia 17 de maio; e sábado, dia 18, o dia de distribuição das peças da Campanha do Agasalho 2019. As peças (verão e inverno) estarão à disposição no porão do antigo CRAS.

Roupas, calçados e cobertas que permanecem em estoque serão entregues à população em situação de vulnerabilidade social a fim de aquecer durante a estação mais fria do ano. No dia 17 a retirada ocorrerá das 9h às 16h, sem fechar ao meio dia. Já no dia 18 será das 8h30min às 11h30min. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3760-4014. A equipe solicita que os interessados levem sacolas.

Mateada Louka de Boa celebra Dia da Luta Antimanicomial em Colinas

A Secretaria Municipal de Saúde de Colinas, em conjunto com a Equipe de Saúde Mental, convida toda a comunidade para fazer parte de um momento histórico no Brasil. Dia 18 de maio o país comemora o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Para celebrar, acontece, na Praça dos Pássaros, será realizada a 2ª edição da Mateada Louka de Boa. O evento ocorrerá dia 16, a partir das 13h30min, e terá roda de chimarrão, música, bate papo e show de mágica com Hilário Schaffer, de Teutônia.

Leia mais...

Portais:

                                                         webmail