Produtores devem fazer cadastro de animais

A Secretaria da Agricultura de Colinas comunica aos produtores rurais que ainda não realizam o levantamento de cadastro de animais (Declaração Anual de Rebanho) que deverão passar junto à Secretaria para atualizar o cadastro dos animais.

EMEI Pequeno Mundo homenageia 27 anos de Colinas

 No decorrer desta semana, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pequeno Mundo trabalhou com seus alunos o aniversário de 27 anos de Colinas. Contando com auxílio dos pais, as crianças construíram obras de arte através de maquetes e quadros que retrataram a história, economia, pontos turísticos e cultura do povo da Cidade Jardim.

 

No dia 20, data da emancipação do município, os alunos cantaram o “Parabéns para Você” em frente ao bolo em formato de trem produzido junto às turmas.

 

Foto: Divulgação

Embalagens de agrotóxicos serão recolhidas em maio

 

A Secretaria Municipal da Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), escritório municipal da Emater-RS/Ascar, juntamente com a Agro Comercial Klein Ltda e Fundação Pró-Rio Taquari farão o recolhimento de embalagens de agrotóxicos no Município de Colinas, no dia 21 de maio.

Leia mais...

Colinas em busca de mais qualidade educacional

 

Educação de qualidade se constrói através do diálogo, empenho e participação ativa de todos os envolvidos: alunos, professores, monitores, funcionários, equipe administrativa das escolas, secretaria de Educação e pais e/ou responsáveis. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, juntamente com o Conselho Municipal de Educação (CME), propiciaram um momento de conversa entre as direções das escolas, os representantes dos Conselhos Escolares (CEs) e das Associações de Pais e Mestres (APMs) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ipiranga e Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pequeno Mundo. Na ocasião, ocorrida na Câmara Municipal de Vereadores na tarde de segunda-feira, dia 18 de março, foram apresentadas e discutidas as atribuições de cada órgão e reforçada a importância da participação ativa de cada integrante, uma vez que representam pais e a comunidade.

 

Em seguida, ocorreu um momento de esclarecimento e análise do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), assim como de que forma que ocorre a avaliação externa, em quais períodos (bianual em anos ímpares), em quais turmas (5º e 9º ano) e critérios para o cálculo do índice, que surge da multiplicação da proficiência dos estudantes nas avaliações de português e matemática pela taxa de aprovação. A avaliação começou a ser aplicada em Colinas no ano de 2007. No 9º ano, a avaliação foi empregada apenas em 2007 e 2017, pois havia a exigência de turma de no mínimo 20 alunos, número que foi reduzido para 10 no último ano de avaliação. O histórico dos índices alcançados em português e matemática, tanto do 5º quanto do 9º ano, foram analisados e, a partir dessa discussão, foram apresentadas algumas estratégias que estão sendo aplicadas e planejadas para melhorá-los. Os presentes também deram ideias de como eles, como representantes dos pais, poderão auxiliar nesse processo. Todas as contribuições foram válidas e serão aplicadas durante o na de 2019. Os dados do IDEB estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para livre consulta.

 

Foto: Divulgação

Coral Municipal de Colinas busca novos cantores

Vários são os benefícios do canto coral já comprovados pela ciência. Dentre eles a melhoria da saúde em geral, desenvolvimento do senso de comunidade, exercício da memória, auxílio na respiração, melhoria da comunicação, ampliação dos laços de amizade, integração, além de ser uma boa atividade de lazer. Desta forma, o Coral Municipal de Colinas convida as pessoas da comunidade para se integrarem ao grupo como novos cantores, tanto vozes femininas quanto masculinas de diferentes faixas etárias.

 

Interessados poderão se inscrever gratuitamente na Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto através dos telefones 3760-4020 ou 99901-3082 (WhatsApp) até o dia 22 de abril. Neste ano, os ensaios ocorrem nas segundas-feiras, a partir das 19h30min, na Igreja Evangélica Cristo (IECLB) sob a regência de Leandro Ahlert.

 

Foto: Angélica Pott/Arquivo

Gestantes se reúnem dia 26

O próximo encontro do Grupo de Gestantes Bem Gestar está marcado para terça-feira, dia 26 de março. A atividade ocorre a partir das 14h, no auditório do Posto de Saúde de Colinas. O tema desta edição será “Cuidados com o bebê”, proferido pela técnica em enfermagem Eliane Neuhaus e a nutricionista Ana Paula Jasper.

Leia mais...

Portais:

                                                         webmail