Pacientes portadores de diabetes se reuniram no último dia 24Reunidos quinzenalmente, o Grupo de Diabéticos ocorrido na sexta-feira, dia 24 de novembro, tratou sobre o Dia Internacional do Diabetes, celebrado em 14 de novembro. O encontro ocorreu na parte da tarde e foi realizado no anexo junto à Academia de Saúde. Participaram da atividade o médico clínico geral, Diego Machado Terres; a técnica em enfermagem, Eliane Neuhaus; agente comunitária de saúde, Karla Büneker; e o psicólogo Gilson Valerio Menegol.

“Conversamos ainda sobre a importância do envolvimento familiar para o paciente. O suporte do membro familiar é extremamente essencial, tanto na parte emocional como na rotina da casa, como na hora do preparo da alimentação, por exemplo”, explica o médico.

O próximo encontro ocorre dia 8 de dezembro, a partir das 14, no mesmo local. A atividade, além de encerrar o ano, terá a presença de familiares, que apresentarão receitas saudáveis. O objetivo da iniciativa é trocar experiências e compartilhar saberes, além de ser informativa e educacional, promovendo mais qualidade de vida e bem-estar aos beneficiados.

Saiba mais

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation em conjunto com a Organização Mundial da Saúde, em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo. A data tornou-se oficial pela Organização das Nações Unida a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921. Para 2017, o tema escolhido para a campanha foi “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”. No Brasil, a Campanha do Dia Mundial do Diabetes é organizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes.

Foto: Divulgação