Grupo em viagem à serra gaúchaCada vez mais o Sistema Único de Saúde (SUS) está dando espaço a tratamentos médicos não convencionais. Nesta perceptiva, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Colinas visitou o Centro de Treinamento da Emater-RS/Ascar e a unidade de Saúde da Linha Brasil, em Nova Petrópolis, um dos municípios gaúchos pioneiros no trabalho com uso de plantas bioativas no SUS.  A extensionsta social, Cleide Duarte Giampietro, acompanhou a viagem.

O objetivo da visita foi conhecer o trabalho já desenvolvido com o  SUS em Nova Petrópolis e  o convenio com o Centro de Treinamento que produz as plantas bioativas prescritas pelos médicos.

Conforme os participantes, o uso e o conhecimento das plantas medicinais, aromáticas e condimentares fazem parte da cultura popular e constituem-se em um patrimônio imaterial do povo gaúcho. A Emater/RS-Ascar, compreendendo a abrangência do tema, tradicionalmente tem desenvolvido junto ao público assistido ações que enfocam os aspectos antropológicos, pedagógicos, ecológicos, econômicos e terapêuticos dessas plantas.

Foto: Divulgação